Raio Planetário: SATURNO
Tatwa: VAYU
Dhiani Planetário: PRITI-BEL
Plêiade: SESOSTRIS
Embocadura: AJUR-LOKA
Significado: CAVERNA DA LUZ
Tônica: MEDICINA E TEURGIA
Santuário: SUBLIMAÇÃO
Posto Representativo: SRINAGAR - ÍNDIA
S. G. Sul-Mineiro: AIURUOCA
S. G. Roncador: CAMPINÁPOLIS
CARACTERÍSTICAS
A origem da cidade de Brejões remonta à fuga de um escravo que chegou ao Morro Alegre (atual Brejões) e ali encontrou minas de ouro próximas aos brejos. Assim, o escravo voltou à Lajedo e comunicou o achado aos seus senhores portugueses.
O português Manoel Rovisco, tendo chefiado uma bandeira que partiu de Nazaré até Vitória da Conquista passou também por Brejões. Ali ele recompensou um patrício seu com 2 léguas de terra na chamada "Cacimba" por este ter-lhe fornecido suprimentos alimentícios para a viagem. Manoel também se apossou das terras em volta de uma lagoa, nomeando-as de "Lagoa da Tiririca" e "Boa Vista". Posteriormente outros moradores instalaram-se à esquerda do rio Brejões atraídos pela fertilidade da terra. Mais tarde, muitos retirantes também ali se fixaram fugindo da seca. Com a venda das terras de Manoel Rovisco, os novos proprietários trouxeram consigo muitos escravos de Nazaré para trabalhar na lavoura do café.
Os brejoenses são um povo de forte religiosidade e sua maior expressão cultural está na "Festa de São João";
A produção de café é a principal atividade econômica da cidade, seguida pela de maracujá, mandioca, mamona, sisal e produtos hortigranjeiros;
A Representação da SBE na cidade constitui-se de uma pequena e acolhedora casa alugada. Antigamente, os rituais eram feitos debaixo de uma árvore solitária, facilmente avistada a partir da praça no centro da cidade.
SITES DE REFERÊNCIA
FOTOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário